É preciso compreender antes de mudar.
O que propor para uma instituição de ensino com 30 anos de história? Este foi o desafio do projeto que executamos para a Faculdade Faro. Como renovar sem cair nos clichês, quais discursos são relevantes aos alunos do século XXI? E principalmente, como desenvolver visualmente uma identidade de marca que dialogasse com este público.
Pesquisa e Análise de Mercado
Através de uma análise minuciosa dos indicadores de mercado , tanto local quanto nacional, pudemos identificar uma série de insights que ajudaram a nortear o projeto. Foi necessário investigar internamente com alunos, colaboradores e corpo docente o valor da instituição. O que era importante e o que era descartável. Através de entrevistas e rounds de reuniões com estes grupos traçamos alguns pontos chaves para o processo de reestruturação da marca.
A simbologia conta uma história
Imagine um ciclo, simbolizado por um círculo, se dividirmos este círculo em 4 partes obtemos os 4 pilares que sustentam a marca Faro. Os alunos, o corpo docente, a instituição e a sociedade. Juntos eles desenvolvem, evoluem e avançam. O conjunto simbólico representa uma seta que aponta para frente, formada por todos os elos dessa corrente.
O projeto foi pautado pelo processo de branding, repensando a marca como um ativo estratégico para o futuro da instituição. Através de imersões, pesquisas sobre o contexto mercadológico e atributos da FARO, definimos a plataforma da marca: manifesto, posicionamento, expressões visuais e verbais e diretrizes de comunicação.
– Viktor Navorsky / Diretor de Criação
A arquitetura de marca foi repensada de forma estratégica, fortalecendo a marca da FARO e ao mesmo tempo, ampliando o potencial para novos produtos e setores do mercado. A nova arquitetura monolítica possui uma paleta de cores proprietária, alinhando-se com os elementos da marca principal.
– Alexandre Mori / Estrategista de marca
Seja a mudança que você quer ver na sua vida.
– Faculdade Faro